Murta

Myrtus communis

Arbusto de folha permanente da família Myrtaceae, que pode alcançar até 3 metros de altura, de folhagem densa com folhas coreáceas e reluzentes muito aromáticas. As flores são brancas, aromáticas e bastante abundantes se apanharem muito sol. A época de floração é de Maio a Junho. Os frutos são bagas preto-azuladas comestíveis que surgem no Outono. A murta é cultivada pelo seu óleo essencial, usado em perfumaria e mesmo como condimento. As raízes e a casca são utilizadas na extracção de tanino. Tem sido considerada planta medicinal por diversas práticas de medicina tradicional. O licor de murta é muito apreciado.
É expontânea nas colinas, charnecas e margens das estradas, em solos de preferência calcários, no Sul da Europa, Norte de África, Ásia Central e do Sudoeste e na Macaronésia.
A murta pode ser plantada tanto ao sol como à sombra, e vive em todo o tipo de terreno mas o solo deve ser bem drenado. Pode suportar a geada se esta não for muito forte e resiste bastante bem à seca. Na Primavera e Outono será suficiente uma rega semanal, no Verão convém regar de 3 em 3 dias, durante os primeiros anos.
As podas da murta devem ser realizadas nas últimas semanas de Inverno. Excelente planta para sebes.

Sem comentários: