Medronheiro

Arbutus unedo


Arbusto ou pequena árvore da família  Ericaceae, que geralmente tem até 5 m de altura, de folha perene, copa arredondada e densa. O tronco e os ramos são tortuosos, ritidoma (casca) fendilhado, geralmente acastanhado, destacando-se em pequenas tiras. Folhas lustrosas, verde-escuras na página superior e mais claras na inferior, margem serrada.Flores pequenas, campanuladas, de cor branca; hermafroditas. O fruto é uma drupa globosa, de 10-20 mm, verrugosa, escarlate a vermelho-escura quando madura. A floração acontece de Outubro aFevereiro e a frutificação ocorre no final do Outono (os frutos amadurecem apenas no Outono do ano seguinte). O fruto é comestível e com ele se faz uma aguardente muito apreciada (aguardente de medronho).


Espécie mediterrânico-atlântica que nasce espontaneamente no Oeste, centro e sul da Europa, Noroeste de África, Oeste da Ásia e Macaronésia (Canárias). Em Portugal encontra-se por quase todo o país, encontrando-se as maiores manchas a sul, nas Serras do Caldeirão e de Monchique, nos matos e matagais. Espécie consociada às Quercíneas, ocorrendo em zonas de matos resultantes da sua degradação e em montados de sobreiro e azinheira. Pode ser encontrada até aos 1200m de altitude. Prefere climas suaves e sem geadas fortes e resistente à poluição urbana.

Prefere lugares expostos ao sol mas aguenta meia sombra em zonas com clima não excessivamente frio. A geada pode danificar as plantas jovens. Tolera os solos calcáreos, se bem que prefere solos mais ácidos. Não gosta de encharcamento mas o crescimente será favorecido com rega moderada em solo bem drenado. Na Primavera pode ser adubado com estrume muito decomposto. A poda deve ser mínima, na Primavera quando já não haja perigo de geada, podem ser cortados os ramos inferiores para obter um tronco limpo. Evitar as podas nos primeiros anos.

Sem comentários: