I FESTA DA FLOR DE LISBOA. TAPADA DA AJUDA

A Flor de Murta vai participar na I Festa da Flor a realizar no Instituto Superior de Agronomia.

O Pavilhão de Exposições e o Parque Botânico da Tapada da Ajuda são o grande palco da I Festa da Flor de Lisboa, a decorrer entre 5 e 8 de Maio. Um pouco por todo o lado vai ser possível ver e cheirar flores. Numa iniciativa do Instituto Superior de Agronomia, por ocasião do seu centenário, retoma-se a tradição das grandes exposições de flores e jardins que já se realizaram no Pavilhão de Exposições da Tapada na primeira metade do século passado. A beleza e a diversidade das flores em exposição constituirão um pólo de interesse para o público de todas as idades: orquídeas, bromélias, coroas-imperiais, rosas, gerberas, … serão expostas de forma criativa, dando ênfase ao efeito visual. No exterior são numerosos os viveiros que se apresentarão a concurso com os seus jardins. Conferências e pequenos cursos terão lugar a toda a hora. Estar em contacto com a natureza através de um passeio que conduz o visitante através da Tapada e de jardins projectados desde Caldeira Cabral, nos anos 40, é também um bom motivo para vir à Festa da Flor.
A Tapada da Ajuda, com os seus quase 400 anos de existência, apresenta um vasto património natural, cultural e histórico. Na primeira metade do século XX a expansão urbana da cidade de Lisboa reforçou a importância que este parque assumira desde o século anterior e a permanência do Instituto Superior de Agronomia nesta tapada, com já um século de história, introduziu novas potencialidades à sua utilização, como espaço verde onde se salvaguarda e valoriza um património que constitui um espaço verde de referência na cidade, conciliando o ensino e a investigação ao recreio, educação ambiental, lazer e conservação da natureza. O Pavilhão de Exposições, com uma estrutura singular em ferro e vidro, foi projectado pelo Arquitecto Pedro d’Avilla, sob a ordem do rei D. Luís I, para realizar a 3ª Exposição Agrícola de Lisboa, em 1884. Ex-libris do ISA, é actualmente um local de comemorações e de actividades culturais.

Todas as informações sobre a Exposição estarão em breve disponíveis em www.isa.utl.pt ou podem ser pedidas para botanicoajuda@isa.utl.pt.
Divulguem e Apareçam!



Sem comentários: