Salva. Salvia officinalis


A Salva é um arbusto da família das Lamiáceas, tendo o nome científico de Salvia officinalis, de origem no latim onde Salvia, vem de salvere, “curar”, “salvar”, numa alusão às propriedades curativas da planta e officinalis significa “medicinal”.
A Salva tem sido associada `a longevidade há séculos e o antigo provérbio “Como pode um homem envelhecer tendo a Salva no seu jardim?” é exemplo disso.
É uma planta semi-lenhosa bastante densa e muito aromática e pode atingir o meio metro de altura e 1 metro de largura. As folhas são ovais alongadas e de cor verde-claro acinzentado. Os caules começam por ser verdes e tornam-se lenhosos no segundo ano. As flores são azuis, lilazes ou brancas, com dois lábios e nascem em rácimos axilares erectos.
É originária das zona mediterrânica ocidental e Norte de África até aos 1700m de altitude formando matagais desenvolvidos sobre terrenos calcários das montanhas interiores continentais. É cultivada para culinária e como medicinal há milhares de anos e actualmente encontra-se nos jardins em toda a parte.
Há muitos cultivares desta espécie. Como exemplo temos a ‘Purpurescens’ com o nome vulgar de Salva-púrpura; a ‘Aurea’ que é mais pequena e tem folhas amarelas; a ‘Tricolor’ com as folhas com padrões de vermelho, creme e verde; a ‘Icterina’ que tem folhas variegadas douradas e verdes
As suas utilizações em culinária, cosmética e medicina são imensas embora haja referências a contra-indicações para consumos por longos períodos e em casos de epilepsia e gravidez.
É considerado um laxante suave e utiliza-se também como expectorante em bronquites e sinusites. Por via externa tem uma acção anti-reumática e anti-transpirante. Considera-se, também, anti-séptica e anti-catarral. A infusão das suas folhas, misturadas com as de alecrim e tomilho, dão vigor e brilho ao cabelo. As folhas servem para a limpeza de dentes e esfregadas na pele a são um excelente repelente de insectos. Entre as roupas evitam as traças.
Em culinária serve para condimentar desde pratos de carne e peixe a saladas, sopas e molhos.
Deve ser podada com frequência para encorajar o crescimento da folhagem e para evitar a floração. Deve ser substituída depois de 4 anos pois torna-se lenhosa e menos produtiva.
Gosta de muito sol e pouca água mas não suporta o vento nem a seca.

Sem comentários: